Espectáculo: Crime e Salvação
Encenação e Interpretação de Sónia Barbosa
Este espectáculo, (ao que sei só esteve uma noite no Porto, não sei se vai ou esteve em mais cidades) é o resultado de uma adaptação de dois textos de Marguerite Duras interpretados por uma actriz em forma de monólogos.
A encenação servia as histórias, apesar de não ser brilhante (alguns momentos foram interessantes, mas a maioria eram apenas ilustrativos da narração). A actriz esteve bem, no entanto é necessário um trabalho na forma de dizer o texto pois as pausas, abusadamente usadas em momentos não certos (uma certa tendência para breves respirações no meio das frases em momentos que retiravam a carga dramática) davam a entender uma certa rigidez na forma como gestos e palavras supostamente deveriam casar.
Na minha opinião o espectáculo tem potencial para crescer se for apresentado mais vezes, pois sentia-se que alguns dos problemas seriam colmatados se a actriz tivesse oportunidade de rodar mais vezes o espectáculo.
Nota positiva para o número de pessoas que estava na sala a assistir. Sendo um espectáculo pontual (nem percebi se estava associado a alguma companhia, mas não me pareceu) estavam bastantes pessoas. Talvez que, afinal, a cidade do Porto esteja com vontade de cultura!
Rui Matos
Parece que esse espectáculo também vai estar em Viseu, no museu Grão Vasco. mas não sei a data...
ResponderEliminarOlá Rui,
ResponderEliminarconcordo com a tua critica. Só não posso concordar que digas que o espectáculo é a partir de textos de Marguerite Duras... é sim da Marguerite Yourcenar!!!!!